Você sabe qual o grau do imã escolher?

conheça sobre o desenvolvimento de produtos com imã
Desenvolvimento de novos projetos magnéticos
13 de abril de 2022
Mostrar todos

Você sabe qual o grau do imã escolher?

Como escolher grau de imã?

Os ímãs possuem diferentes graus para determinar sua potência. Eles variam conforme o tipo de material e quanto maior o grau de magnetização do ímã, maior será sua resistência.

Para classificar o tipo de ímã, usam-se letras e números para indicar sua força e sua temperatura máxima de resistência. A unidade de medida da potência do ímã de neodímio é chamada Gauss Oersted (MGOe). Sendo assim, quando temos, por exemplo, a informação que é um ímã de neodímio N35SH, isso quer dizer que é um ímã com energia de 35MGOe e resiste a uma temperatura de até 140°C. As letras após os números são relativas a diferentes temperaturas, e quando não há letra, considera-se a temperatura padrão. Inclusive, você pode saber mais sobre a influência da temperatura nos ímãs aqui.

Para efeitos comparativos, em termos de ímãs permanentes, o de Ferrite (mistura de substâncias como Níquel, Zinco, Manganês, Cobalto e Ferro) possui 3.4MGOe, de Samário (elemento químico no estado sólido) tem 26MGOe e de Alnico (liga de Ferro contendo Alumínio, Níquel e Cobalto) possui 4,65MGOe.

Se tivermos um ímã de neodímio (12.000 Gauss) e um ímã de cerâmica (4.000 Gauss), ambos com o mesmo tamanho, o de neodímio terá o campo mais forte, pois tem uma maior classificação de Gauss. Não importa quantos ímãs de cerâmica estejam juntos, sua força não será cumulativa, continuará 4.000 Gauss.

Mas vamos imaginar uma outra situação em que o ímã de neodímio tenha o diâmetro e espessura menores que o de cerâmica. Neste caso, o ímã de cerâmica terá um campo mais forte, pois sua massa maior ajudará a produzir esse campo magnético mais potente.

Na hora de escolher o ímã, é preciso considerar o grau adequado para cada necessidade. O grau mais forte encontrado é do ímã de neodímio N52, mas é importante entender que teremos um poder de atração maior quanto maior forem as dimensões do ímã. Se você precisa de uma força grande com o menor tamanho possível, o N52 é perfeito. Um N42 poderá oferecer uma boa relação custo X resistência, enquanto um N42SH será mais indicado em casos de utilização em altas temperaturas.

A qualidade dos ímãs também deve ser levada em conta, por isso, procure fornecedores com credibilidade. A Tesla Ímãs importa ímãs de neodímio em grandes volumes e com parceiros de confiança, inclusive com contato direto e presencial, possibilitando produtos com qualidade e preços mais competitivos.

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp