Descubra onde os ímãs são aplicados em itens da nossa rotina

Os impactos do coronavírus no mercado
19 de maio de 2020
Os benefícios do magnetismo para a saúde
24 de junho de 2020
Mostrar todos

Descubra onde os ímãs são aplicados em itens da nossa rotina

onde os imãs podem ser aplicados no dia a dia

Você sabia que a maioria das pessoas já tinha ímãs nas suas casas antes do século XX? Essa é uma estatística incrível, mas chega a ser quase irrisória se pensarmos que atualmente muitas pessoas têm diversos objetos que possuem ímãs.

Alguns deles são os aparelhos domésticos. E, claro, o magnetismo também é amplamente utilizado em outras aplicações dentro e fora de casa, como em motores elétricos, smartphones etc.

Nesse artigo, falaremos sobre o uso doméstico do ímã ao mostrar quatro itens bastante presentes na nossa rotina e que contém ímãs. Veja um pouco mais do assunto abaixo.

 

Motor elétrico

Esses são os produtos que mais utilizam ímãs no mundo: 34,4% dos motores e geradores são feitos com eles! E isso é facilmente observável se pensarmos nos componentes de um carro, por exemplo.

Nele, os vidros elétricos têm um motor próprio que levanta e abaixa ao acionar os botões. Os veículos também têm os aparelhos de CD e DVD que utilizam um motor para girar a bandeja.

Esses são apenas dois exemplos dentre os inúmeros que poderíamos citar, mas o importante é pensar que esses aparelhos só são feitos graças aos ímãs. E mais: vários itens domésticos com motores (tais como os ventiladores, micro-ondas, secadores de cabelo etc.) também trabalham com o magnetismo.

Geladeira

Você certamente já viu ímãs em geladeiras das casas de amigos, parentes e outros. Vários deles são colocados na parte superior para “colar” lembretes ou bilhetes, em outros casos também temos as lembranças de viagens e aniversários etc.

Mas o que muitos não sabem é que até mesmo os ímãs mais poderosos, como os de neodímio, podem ser usados em geladeiras. Existem, por exemplo, os pinos magnéticos que podem formas lindos painéis fotográficos e/ou decorativos quando ajustados da maneira correta.

Alto-falante

Quase todos os alto-falantes, senão todos, funcionam a partir de ímãs que interagem com bobinas. Hoje temos caixas e aparelhos de som, televisões, rádios, home theaters e diversos outros aparelhos que funcionam desse jeito.

Nesse caso, a principal variação é quanto ao tipo de ímã utilizado durante a fabricação. Isso porque os ímãs de neodímio costumam funcionar muito bem em itens pequenos, enquanto os de cerâmica performam melhor em itens maiores.

Smartphones

Sim, até mesmo aquele objeto que carregamos conosco diariamente tem ímãs na composição. E isso acontece desde os primórdios da produção dos smartphones – e até mesmo dos celulares!

Isso porque ambos os itens também possuem ímãs para o funcionamento do seu alto-falante. É a partir deles que conseguimos ouvir a outra pessoa que está na chamada através do trabalho da bobina em conjunto com os ímãs.

 

Sim, os ímãs são utilizados na fabricação dos mais variados produtos que conhecemos hoje. E, como dito, esse uso compreende desde os clássicos ímãs de neodímio (como os comercializados pela Tesla Imãs) até os de cerâmica e diversos outros.

Nesse processo de escolha, as empresas sempre estudam o que funcionará melhor para o que precisa ser feito. E a Tesla Ímãs está ao lado delas, estudando o projeto e ajudando-as nesse momento. Conheça os nossos produtos e saiba qual é o ideal para as suas necessidades!

 

tesla
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp