Onde comprar ímãs de neodímio?
7 de fevereiro de 2020
Loja de imã na Zona Leste
11 de março de 2020
Mostrar todos

Conheça os Imãs de Neodímio

Os ímãs de neodímio são bastante comuns no mercado, servindo para diversas aplicações industriais. Eles são disponibilizados em alguns formatos diferentes, cada um com particularidades únicas.

Neste artigo, falaremos sobre quatro tipos de ímãs de neodímio: os comuns, os discos, os blocos e os anéis, abordando seus benefícios, diferenciais e utilizações. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

 

Ímã de neodímio

Os ímãs podem ser divididos em duas categorias: natural (encontrado na natureza) e artificial (feito a partir da imantação). Os artificiais também são subdivididos em outros 3 tipos:

 

  • Permanente (mantém o magnetismo com o uso de materiais ferromagnéticos);
  • Temporal (adquire magnetismo provisório com materiais paramagnéticos);
  • Eletroímã (gera magnetismo com o uso do ferro).

 

O ímã de neodímio é um bom exemplo da categoria artificial, sendo produzido a partir do uso de matérias primas com características magnéticas. Ele é um dos ímãs mais fortes do mundo e é utilizado nas mais variadas aplicações industriais.

 

Discos de neodímio

Em formato de disco ou de pastilha circular, os discos de neodímio são utilizados em diversos setores industriais, tais como medicina, gráficas, automotivo, decoração etc. Esse tipo de ímã de neodímio é feito a partir da junção de ferro, boro Nd2Fe14B e, claro, neodímio, tendo o diâmetro maior que a espessura.

Essa mistura forma um “pequeno super ímã” que é muito forte se comparado à própria massa – e pode ser quase 20 vezes mais forte que um ímã de ferrite! Logo, ele é bastante útil em espaços pequenos que precisam de alta potência. Mas vale ressaltar que deve-se manipulá-los com muito cuidado, visto que sua força pode prensar a pele ou os dedos quando atraído por outro objeto.

 

Blocos de neodímio

Com formato quadrado ou retangular, os blocos de neodímio são muito procurados para diversos projetos, tais como os de geradores, sensores industriais, motores etc. Esse tipo de ímã de neodímio também é composto por neodímio, ferro e boro e é considerado como o mais forte do mercado atualmente.

Ele oferece uma energia que pode variar entre 35 MGOe e 52 MGOe, tendo um baixo custo por energia e um ótimo custo por desempenho. Como os blocos de neodímio são versáteis e aplicáveis em diversas situações, é possível encontrá-los em diferentes dimensões para adequá-los à necessidade específica.

 

Anéis de neodímio

Os anéis de neodímio são circulares com um furo no meio e também são feitos de neodímio, ferro e boro Nd2Fe14B. Devido ao seu formato particular, os anéis facilitam algumas aplicações, indo desde o uso industrial e complexos sistemas de áudio até utilidades domésticas e brinquedos.

Além de versátil, esse tipo de ímã de neodímio também tem outras boas características. Dentre elas, podemos citar a alta resistência à desmagnetização, grande potencial energético, estabilidade de temperatura média e bom desempenho.

Ao observar todos os tipos de ímãs de neodímio, você deve ter percebido que cada um deles tem sua particularidade, não é mesmo? Observando isso, vale ressaltar que nenhum é melhor ou pior que o outro.

Cada empresa deve escolher de acordo com a sua necessidade, optando por aquele que funcione melhor em determinada aplicação. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco e saiba qual opção é a melhor para o seu negócio, teremos prazer em te ajudar!

 

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp