ATENÇÃO: cuidados na manipulação de ímãs de neodímio

como desmagnetizar um imã?
Você sabe como desmagnetizar um imã?
15 de dezembro de 2021
como o frio afeta o imã?
Você sabe de que forma o frio afeta os ímãs?
17 de fevereiro de 2022
Mostrar todos

ATENÇÃO: cuidados na manipulação de ímãs de neodímio

Cuidados na manipulação de ímãs de neodímio

Os ímãs de neodímio são permanentes e os mais fortes conhecidos atualmente. Considerados os ímãs mais modernos do mundo, eles são formados por uma liga metálica especial, composta por Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B), que os tornam com alto potencial de armazenamento de energia magnética, por isso, são chamados de Super Ímãs. Eles podem possuir uma camada de níquel, que dá o aspecto prata espelhado, possível de causar alergia àqueles expostos por tempo prolongado ao metal.

A manipulação dos ímãs de neodímio exige cuidados especiais, especialmente com aqueles que possuem dimensões maiores, isso porque sua força de atração é proporcionalmente maior.

Importante dizer que é preciso cuidado máximo com crianças próximas aos ímãs de neodímio. Eles não são brinquedos. Além do risco de prensa, elas podem ingeri-los e estes se conectarem dentro do corpo, causando compressão das paredes intestinais, causando sérias lesões e até a morte. Não deixe crianças usando ímãs sem supervisão e em caso de acidentes é preciso procurar ajuda médica imediatamente.

Embalagem

Ímãs de neodímio, por serem poderosos, são embalados de forma que seu campo magnético seja isolado, para que não fiquem presos a outros objetos metálicos. Para isso, são usadas, por exemplo, caixas de papelão resistentes e os ímãs envoltos em plástico bolha ou manta para se manterem longe das paredes da caixa.

Ao abrir a embalagem contento ímãs de neodímio, deve-se evitar utilizar tesouras ou estiletes, pois objetos ferrosos podem ser atraídos pelo ímã. Uma sugestão é usar uma caneta, por exemplo.

Separação de ímãs

Ímãs com dimensões maiores exigem mais força para separá-los. Imagine que um ímã quadrado de apenas 5cm, por exemplo, se atraído por um com a mesma massa, precisaria de uma força de 362Kg para separá-los.

Separar por deslizamento é mais fácil do que afastá-los. Não os apoie sobre bases metálicas. Uma sugestão é apoiar os ímãs rentes a mesa e deslocar com força um deles para baixo, enquanto o outro permanece fixo, usando a força da gravidade a seu favor.

Manipulação

Certifique-se de que os ímãs não sejam manipulados muito próximos entre si ou a outros materiais metálicos, para evitar que sejam atraídos de surpresa, causando danos, seja prensando um dedo, por exemplo, ou quebrando algum material. A força de atração dependente do tamanho dos ímãs. Uma distância de pelo menos 40 cm é o aconselhado.

O manuseio de ímãs com grandes dimensões, sem as devidas medidas de segurança, pode causar acidentes com consequências irreversíveis, como amputação. O uso de óculos e luvas de proteção são indicados para evitar que lascas, que se soltam após algum choque acidental, e são afiadas como vidro, causem ferimentos.

Poeira inflamável

O pó proveniente dos ímãs de neodímio é inflável. A furação de um ímã, além de difícil, exige materiais específicos e cuidado redobrado.

Já falamos anteriormente que altas temperaturas podem desmagnetizá-los, por isso, mantenha-os longe de fontes de calor e corretamente armazenados. Os ímãs de neodímio merecem cuidados especiais e a Tesla Ímãs, especializada na importação de ímãs de neodímio, possui os mais diversos formatos e as principais medidas do mercado, com preços competitivos, com qualidade e a pronta entrega.

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp