Os benefícios do magnetismo para a saúde
24 de junho de 2020
China ganha vantagem comercial devido às terras raras
23 de julho de 2020
Mostrar todos

6 aplicações comuns dos ímãs de neodímio

Os ímãs de neodímio são bastante conhecidos e cada vez mais utilizados em diversos segmentos. Afinal, eles são peças essenciais para o funcionamento de diversos utensílios domésticos e industriais.

Nesse artigo falaremos mais sobre esse assunto ao apontar algumas aplicações bastante comuns dos ímãs, divididas em seis segmentos. Continue lendo o artigo e conheça esse universo!

 

Artesanato

Como dito aqui no blog, existem várias aplicações de ímãs de neodímio para o artesanato. Vimos, por exemplo, diversos materiais feitos para decorar geladeiras com letras, massas de modelar, bebe reborn, etc.

Além disso, muitas pessoas também utilizam ímãs para outros fins, tais como a organização da casa. Isso porque esses itens magnetizam objetos metálicos, logo, servem para segurar latas na geladeira ou pendurar facas e outros objetos em armários.

Ciência

A ciência já avançou bastante graças às mais variadas tecnologias. Os ímãs de neodímio estão entre elas, pois facilitam diversos tipos de experimentos. Um grande exemplo é a experiência da levitação magnética permanente que é feita a partir do uso de ímãs e materiais muito diamagnéticos.

 

Faça Você Mesmo

Além das aplicações faladas anteriormente, os ímãs de neodímio também são utilizados para fazer peças próprias. Várias pessoas já tiveram ideias bem legais, como o uso de ímãs pequenos e leves para o feitio de piercings e brincos.

Esse é um uso simples, certo? Mas as utilizações estão indo muito além, pois bússolas caseiras e detectores de metal já estão sendo feitos a partir de ímãs. Hoje, a criatividade é o limite!

Indústria

Na indústria existem algumas aplicações bastante comuns, principalmente no setor metalúrgico. Como falamos aqui no blog, quase todos os motores utilizam ímãs de neodímio para funcionar. E isso compreende desde os motores simples (como os de abertura de portas) até os complexos (como os de carros).

Além disso, como dito, existem usos ainda mais profundos dos ímãs na metalúrgica. Usinagem precisam deles para manter duas peças metálicas no mesmo lugar, geradores de energia têm a eficácia potencializada ao utilizá-los etc.

Saúde

Os ímãs de neodímio já eram utilizados há muito tempo na medicina oriental e indiana. Hoje eles são comuns em várias frentes no segmento da saúde, indo desde terapias alternativas até cirurgias complexas.

No âmbito terapêutico, temos as terapias magnéticas que funcionam como um complemento aos tratamentos convencionais. Além disso, alguns métodos de acupuntura utilizam ímãs para evitar as agulhas. Em ambos os casos, dores, traumas e sintomas de doenças podem ser reduzidos.

Além disso, os avanços tecnológicos interligaram drasticamente a saúde e o magnetismo. Muitos equipamentos (como as máquinas de raio-x e ressonância magnética) foram desenvolvidos com o uso de ímãs e já existem estudos para utilizar robôs com ímãs em microcirurgias.

Serviços

Por fim, vários serviços precisam de ímãs para se manter em pleno funcionamento. É o caso de gráficas que precisam deles para fechos de folhetos, pastas, caixas e muito mais. Nessas aplicações, elas podem utilizar um par de ímãs ou um ímã e uma peça de aço, variando de acordo com a finalidade.

 

Como visto ao longo do artigo, os ímãs de neodímio podem ser utilizados para diversas finalidades. E em todos os casos, a Tesla Ímãs tem produtos que facilitam a produção de muitos objetos. Entre no nosso site e saiba como podemos lhe ajudar!

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp