beneficios dos imãs desde a saúde aos aero-geradores
Benefícios dos Ímãs
15 de setembro de 2021
Mostrar todos

Tipos de ímãs e suas propriedades

Quais são as propriedades e tipos de imãs?

Os ímãs têm a capacidade de magnetizar, ou seja, atrair materiais que sejam de ferro, cobalto ou níquel, e de forma muito mais fraca outros materiais paramagnéticos, como platina, alumínio, potássio, algumas ligas de ferro, entre outros. Seu nome de origem é magneto, pois foi encontrando na Magnésia, na Grécia antiga, em meados do século XIII. Magnésia quer dizer “lugar das pedras mágicas”, pois de forma ainda incompreensível, as pedras se atraiam magicamente.

Todos os ímãs possuem dois polos, independente de sua forma. São chamados polos magnéticos norte e sul, nome inspirado nos polos da Terra, que exercem influência sobre os ímãs. Estes se repelem ou se atraem da mesma forma que ocorre com as cargas elétricas: repulsão para polos iguais, atração para polos diferentes.

Dizemos que os ímãs são influenciados pelo campo magnético terrestre, pois se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico da Terra. É assim que as bússolas funcionam, especialmente quando em 850 d.C. suas agulhas passaram a ser magnetizadas, conferindo mais precisão a sua função.

Além disso, uma propriedade muito marcante dos ímãs é que seus polos nunca podem ser separados. Todo pedaço de ímã, seja do formato que for, terá os dois polos, norte e sul. Se este ímã for quebrado, ele dará origem a dois novos polos.

São dois os tipos de ímãs existentes:

  • Ímãs naturais – encontrados na natureza e compostos por minério de ferro. O mais comum deles é a magnetita, pedra vulcânica com óxido de ferro na sua composição.
  • Ímãs artificiais – como diz o nome, são resultado de fabricação, este processo é denominado imantação e, para isso, utiliza-se materiais com propriedades ferromagnéticas. Os componentes mais comuns são bário, carbonato de estrôncio e óxido de ferro.

Eles podem ser do tipo permanente (mantém o magnetismo com o uso de materiais ferromagnéticos), temporal (adquire magnetismo provisório com materiais paramagnéticos) ou eletroímã (gera magnetismo com o uso do ferro).

Os ímãs podem perder suas propriedades magnéticas se aquecidos a determinada temperatura, chamada “temperatura Curie”. De acordo com as substâncias presentes, cada ímã tem uma determinada temperatura Curie.

Os ímãs de neodímio são considerados os ímãs mais modernos do mundo. Eles são formados por uma liga metálica especial, composta por Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B), que os tornam com alto potencial de armazenamento de energia magnética, por isso, são chamados de Super Ímã.

Já falamos um pouco mais sobre os ímãs de neodímio, seus formatos e sobre o sentido de magnetização deles. A Tesla Ímãs é especializada na importação e distribuição de ímãs de neodímio, com qualidade, preço competitivo e alta disponibilidade.

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp