Como os ímãs podem ser usados na tecnologia

qual é o sentido da magnetização dos imãs de neodímio
O sentido de magnetização dos ímãs de neodímio
15 de março de 2021
Mostrar todos

Como os ímãs podem ser usados na tecnologia

como os imãs podem ser utilizados na tecnologia

Vale lembrar que os ímãs são objetos que provocam um campo magnético ao seu redor, sejam eles naturais (óxido de ferro) ou artificiais (criados pela fricção com um ímã natural ou submetendo o material a ação de correntes elétricas). Já o ímã de neodímio é uma combinação de três elementos químicos: Neodímio, Ferro e Boro (Nd2Fe14B), descoberto na década de 1980. 

Os ímãs são estudados desde o século VI a.C. por Tales de Mileto. No século VI os chineses já dominavam sua fabricação e no século XIX o eletromagnetismo estabeleceu bases sólidas. A partir disso, muitas invenções e aperfeiçoamentos de materiais usando os ímãs cresceram, como a produção de energia hidrelétrica, as ondas de rádio e televisão, motor elétrico, aparelhos de telecomunicação, entre outras coisas. 

A tecnologia encontrou nos ímãs uma possibilidade importante de avançar, sendo usados, por exemplo, nos componentes do computador. O disco rígido (do inglês, Hard Disk – HD), onde são gravadas todas as informações permanentes, é um sistema lacrado com discos de metal que são recobertos por uma fina camada magnética.  As cabeças de leitura, que são eletroímãs, utilizam campo magnético para organizar as moléculas de óxido de ferro, alinhando polos positivos com negativos.  

Os televisores, por exemplo, também utilizam força magnética, atuando sobre carga elétrica em movimento, para formar a imagem. Dentro do tubo da televisão há um par de bobinas que gera esse campo magnético. 

Os motores também podem utilizar as propriedades dos ímãs e existem variações de como estes movimentos primários são gerados. As ações de partida e parada do carro, bem como aumentar ou diminuir a velocidade, acontecem pela aproximação e afastamento dos ímãs. E a tecnologia no uso dos ímãs está a todo vapor, com pesquisas para criar um motor mais leve utilizando ímãs macios. 

As possibilidades de uso dos ímãs também acontecem na medicina, além dos famosos exames de ressonância magnética, são usados inclusive combatendo doenças no sangue, em um método que usa ímãs para filtrar células indesejadas no organismo, injetando nanopartículas magnéticas projetadas para se ligarem a uma determinada doença. 

Seja nos eletrodomésticos, acessórios, equipamentos tecnológicos, ou em outros segmentos, os ímãs são estudados e usados há séculos e os de neodímio são considerados os mais nobres dos ímãs. 

Você sabe onde comprar ímãs de neodímio? 

A loja de imã Tesla é uma distribuidora especializada em imãs.

Tesla Ímãs
A Tesla Ímãs é uma das principais distribuidoras desse produto no Brasil. Ao comprar ímãs de neodímio com a empresa, você terá a certeza de adquirir um produto de qualidade, com um preço bastante competitivo e com prazos de entrega confiáveis
× Enviar WhatsApp